Linfonodos Cervicais (Ínguas)

Os Linfonodos Cervicais são parte de uma grande e complexa rede de defesa de nosso corpo, e estão presentes desde o nosso nascimento.

Os Linfonodos Cervicais são pequenos gânglios localizados na região do pescoço que ajudam o corpo a combater infecções e doenças. Eles atuam como filtros, capturando e destruindo organismos prejudiciais, como bactérias e células tumorais. Quando há infecções, inflamações ou outras condições, esses linfonodos podem aumentar de tamanho.

O simples aumento de tamanho levam muitos pacientes a procurarem auxílio médico(e isso está correto) em busca de respostas para o surgimento desse nódulo.

Como mencionei acima, os linfonodos podem aumentar de volume e serem perceptíveis na região cervical, podem ser dolorosos, avermelhados, duros ou macios. Podem surgir devido uma infecção e/ou inflamação naquela região em questão, porém, podem também ser o primeiro sinal de um Câncer, como em metástases, ou, serem o foco principal do câncer, como nos Linfomas.

Diagnóstico

Após uma avaliação do paciente, pode-se realizar o exame de ultrassonografia cervical. Através desse exame, conseguimos avaliar com bastante precisão se o linfonodo deve ou não ser investigado através de uma biopsia.

Biopsia

A depender da natureza da doença, a biopsia pode ser por punção(PAAF) ou Excisional(cirurgia aberta).

Na Excisional, o paciente permanece acordado durante todo o procedimento e é realizada a cirurgia com o uso de anestesia local. É indicado para lesões cervicais superficiais, caso seja profundo, é necessário uma anestesia geral.

A PAAF de linfonodos é indicada quando a suspeita é de metástases de neoplasia da Tireoide. Não serve para avaliar/investigar câncer metastático de outra natureza ou Linfomas.

Agendamento on-line

Agende sua consulta agora mesmo!

Faça já o agendamento de sua consulta de forma rápida e fácil.

Basta escolher a data e o melhor horário para você.