Existem critérios ultrassonográficos, isto é, características visualizadas ao exame de ultrassonografia dos nódulos da tireoide que sugerem ou não uma melhor investigação com a PAAF. Esses critérios levam em conta todas as caraterísticas dos nódulos da tireoide, dentre elas, destacamos:

  • Nódulo sólido, misto ou cisto;

  • Ecogenicidade, se o nódulo é mais escuro ou claro que a tireoide;

  • Formato. Se é maior na largura ou altura;

  • Margens. Se as margens do nódulo podem ser bem definidas, ou lobuladas, ou com extensão para outros tecidos;

  • Se possuem calcificações. Micro ou macro calcificações.

Tenho nódulo na tireoide. E agora?

O que muitos não sabem é que até 70% da população possuem ou irão possuir nódulos na tireoide. E não são todas essas pessoas que irão precisar de cirurgias de tireoide. Existem critérios muito bem estabelecidos. Dessas 70%, apenas 5% irão evolui para o câncer de tireoide.

Vejam bem, somente através de uma investigação muito bem realizada, com exames de ultrassonografia, PAAF de nódulos da tireoide é que podemos estabelecer a necessidade de intervenção cirúrgica. Isso tudo sendo acompanhado pelo especialista na área, que é o Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Essas características ultrassonográficas levam a uma classificação chamada Ti-Rads, que vai de 1 a 5 muito utilizada pelos médicos radiologistas e que estão em todos os laudos de exames de ultrassonografia de tireoide.

Nós, cirurgiões de cabeça e pescoço, além de utilizarmos o Ti-Rads, utilizamos também a classificação de risco da ATA (American Thyroid Association) para nos orientar na nossa conduta.

Um bom médico radiologista e cirurgião de cabeça e pescoço já começa a avaliação do nódulo levando em consideração todas essas características descritas. A partir daí, pode-se indicar ou não a PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina).

Então, se seu médico indicou a PAAF do seu nódulo de tireoide, é porque o seu nódulo preenche critérios de suspeição para neoplasia de tireoide (câncer de tireoide).

A boa notícia é que a grande maioria dos nódulos de tireoide são benignos, já diagnosticados no exame de ultrassonografia. Nesses casos, é realizado apenas o acompanhamento ultrassonográfico anual desses nódulos. Por exemplo, existem casos de acompanhamento de 18 anos de nódulos na tireoide, e durante todo esse período não houve quaisquer mudanças nas características desses nódulos, portanto não há indicação nem de PAAF e nem de intervenção cirúrgica.

Agendamento on-line

Agende sua consulta agora mesmo!

Faça já o agendamento de sua consulta de forma rápida e fácil.

Basta escolher a data e o melhor horário para você.